FOTOGRAFIA

VI_grafismo_preto.png
VI_grafismo_preto.png
VI_grafismo_preto.png
VI_grafismo_preto.png
VI_grafismo_preto.png
VI_grafismo_preto.png
VI_grafismo_preto.png

Conheça, apoie e acompanhe fotógrafxs de diversos povos do Brasil.

EDGAR KANAYKÕ
EDGAR KANAYKÕ

Edgar Kanaykõ Xakriabá, pertence ao povo indígena Xakriabá Estado de Minas Gerais. É mestrando em Antropologia pela UFMG. Tem atuação livre na área de Etnofotografia: “um meio de registrar aspecto da cultura - a vida de um povo”. Nas lentes dele, a fotografia torna-se uma nova “ferramenta” de luta, possibilitando ao “outro” ver com outro olhar aquilo que um povo indígena é. Na foto: Resistência da juventude indígena durante o Acampamento Terra Livre 2019.

PRISCILA TAPAJOWARA
PRISCILA TAPAJOWARA

Nascida no território do povo Tapajó, Priscila Tapajowara é fotógrafa e produtora audiovisual. Na foto: Ritual durante o ato contra a hidrovia do Tapajós onde há o escoamento de soja através de balsas saindo do porto de Miritiba, no médio Tapajós, seguindo em direção ao porto da Cargill, em Santarém.

KAMIKIA KISEDJE
KAMIKIA KISEDJE

Kamikia Kisedje é fotógrafo, cineasta e coordenador da produtora AIK Produções, da Associação Indígena Kisedje, na Terra Indígena Wawi, Mato Grosso. Faz cobertura de diversos eventos e trabalha com o objetivo de dar voz à luta do povo indígena. Teve vários projetos premiados em festivais, como o Programa Rádio Xingu FM, Carta do povo Kisedje para a Rio+20 e Mulheres guerreiras. Na foto: uma mulher Kayapo do Pará pintando uma mulher Kawaiwete do Xingu MT durante o 1º Encontro Nacional de Mulhere

GRACI GUARANI
GRACI GUARANI

Graci Guarani é comunicadora, cineasta, fotografa e designer. Entre seus trabalhos está Terra Nua (2014), Mãos de Barros (2016), Mba’eicha Nhande Rekova’erã (2018), além de ter trabalho como assistente de câmera para a série de TV “Amanajé, o mensageiro do futuro". Na foto: jovens do grupo de canto e dança Guarani Mbyá, no Rio Grande do Sul.

DIONEDSON TERENA
DIONEDSON TERENA

O fotógrafo Dionedison Terena, do povo Terena, entrou no mundo da fotografia em 2007 e registra principalmente os povos indígenas do Mato Grosso do Sul. Na foto: Crianças Guarani Kaiowá após ataque no acampamento Kurusú Ambá em Coronel Sapucaia.

IBUI PATAXÓ
IBUI PATAXÓ

Ibuí Nascimento é do povo Pataxó, e se dedica a transmitir através da fotografia a mensagem de afirmação e resistência de cada povo. Na foto: 20° Araguaksã, casamento tradicional do povo Pataxó.

CRISTIAN WARI'U
CRISTIAN WARI'U

Do povo Xavante e com ascendência Guarani, Cristian Wari'u é fotógrafo e youtuber em seu canal WARIU. Atualmente mora em Brasília, e estuda Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília (UnB). Na foto: jovens Manoki durante apresentação cultural na aldeia Irantxe, Terra indígena localizada no noroeste do estado de Mato Grosso.

AMANDA AUGUSTA
AMANDA AUGUSTA

Amanda Augusta, 23 anos, é mulher indígena do povo Pankararu, fotógrafa e produtora audiovisual. Na foto: toré do povo Pankararu, em Pernambuco, 2018.

MAVI MORAIS
MAVI MORAIS

De origem Kariri-sapuyá, Mavi Morais é formada em Filosofia pela Uneb – Universidade do Estado da Bahia. É fotógrafa e artista visual. Nas suas redes sociais, compartilha colagens digitais que produz. Na foto: Marcha dos Povos Indígenas durante o Fórum Social Mundial 2018.

PEPYAKA KRIKATI
PEPYAKA KRIKATI

Pepyaká Krikati, do povo Krikati, é fotógrafo e estudante de Ciências Biológicas na UFG (Universidade Federal de Goiás). Na foto: Jovens Krikati após a corrida tradicional de seu povo.