SOBRE O VI



O Visibilidade Indígena (VI) é uma rede de etnomídia que tem como objetivo amplificar vozes através da divulgação da arte contemporânea, do cinema e da cultura dos povos indígenas.
Acreditamos na potência transformadora de recontar as histórias através das nossas próprias perspectivas e visões de mundo, como forma de reconhecer a nossa potência e romper com os estereótipos e preconceitos construídos desde a invasão do país que hoje chamam de Brasil.
Fundado no Facebook no dia 2 de Setembro de 2017 pela rapper e ativista Katú Mirim, o Visibilidade Indígena se estendeu para outras redes sociais como o Instagram, Twitter e Youtube, até a criação do site, que além de matérias no blog inclui acervos digitais de artistas contemporâneos e de literatura indígena. Em 2019, a plataforma experimental CINENATIVO foi fundada. Com a curadoria dos filmes feita pelo cineasta Karkará Tunga, o CINENATIVO disponibiliza conteúdo audiovisual online e gratuito com foco no cinema indígena.
Atualmente, há mais de 305 povos e 247 línguas no país. Do Norte ao Sul, há indígenas no mundo inteiro que possuem diferentes culturas, cosmovisões, aparências e modos de vida; há indígenas que são artistas, fotógrafos, cineastas, intelectuais, professores, escritores, astrônomos, cientistas, médicos, políticos, historiadores, antropólogos, dentre tantas outras coisas. Em meio a essas pluralidades, o V.I. busca reforçar que não estamos parados no tempo e que nossas narrativas e culturas são atuais e estão em constante movimento.
Seja bem-vind@!



COLABORADORES
O V.I. só é possível porque é feito de forma coletiva. A nossa rede conta com colaboradores, comunicadores e coletivos para a produção de conteúdo, que é feita de forma totalmente independente.
Há diversas formas de apoiar! Entre em contato conosco através do e-mail contatovisibilidadeindigena@gmail.com
*Os textos, matérias e conteúdos publicados em nossas redes são da responsabilidade de seus autores, e não necessariamente refletem a opinião de toda a equipe do Visibilidade Indígena (VI) ou do povo a que pertencem.