SOBRE O VI

O Visibilidade Indígena (VI) é uma rede de etnomídia que tem como objetivo amplificar vozes através da divulgação da arte contemporânea, do entretenimento, do cinema e das culturas dos povos indígenas.

 

Acreditamos na potência transformadora de recontar as histórias através das nossas próprias perspectivas e visões de mundo, como forma de reconhecer a nossa potência e romper com os estereótipos e preconceitos construídos desde a invasão do país que hoje chamam de Brasil.

Fundado no Facebook no dia 2 de Setembro de 2017 pela rapper e ativista Katú Mirim, o Visibilidade Indígena se estendeu para outras redes sociais como o Instagram, Twitter e Youtube, até a criação do site, que além de matérias no blog inclui acervos digitais de artistas contemporâneos e de literatura indígena. Em 2019, a plataforma experimental CINENATIVO foi fundada. Com a curadoria dos filmes feita pelo cineasta Karkará Tunga, o CINENATIVO disponibiliza conteúdo audiovisual online e gratuito com foco no cinema indígena.

Atualmente, há mais de 305 povos e 247 línguas no país. Do Norte ao Sul, há indígenas no mundo inteiro que possuem diferentes culturas, cosmovisões, aparências e modos de vida; há indígenas que são artistas, fotógrafos, cineastas, intelectuais, professores, escritores, astrônomos, cientistas, médicos, políticos, historiadores, antropólogos, dentre tantas outras coisas. Em meio a essas pluralidades, o V.I. busca reforçar que não estamos parados no tempo e que nossas narrativas e culturas são atuais e estão em constante movimento.


Seja bem-vind@!

COLABORADORES

O V.I. produz conteúdo de forma totalmente independente e autônoma.

Há diversas formas de apoiar! Saiba mais entrando em contato conosco através do e-mail contatovisibilidadeindigena@gmail.com.

*Os textos, matérias e conteúdos publicados em nossas redes são da responsabilidade de seus autores, e não necessariamente refletem a opinião de toda a equipe do Visibilidade Indígena (VI) ou do povo a que pertencem.

ACOMPANHE O VI NAS REDES SOCIAIS!

E-MAIL PARA CONTATO:

CONTATOVISIBILIDADEINDIGENA@GMAIL.COM

JULIE

Julie Dorrico é Macuxi. Autora de “Eu sou macuxi e outras histórias”, publicado pela editora Caos e Letras (2019) e doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS. Colabora do V.I. com a produção de conteúdo sobre o universo da literatura indígena.